O que é Código Internacional Q?

O Código Internacional Q, também conhecido como Código Q, é adotado internacionalmente pelas Forças Armadas, e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, TODAS iniciadas com a letra Q (daí vem o nome). Foi inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente foi adotada por outros serviços de rádio, especialmente o radioamadorismo. Embora os códigos Q tenham sido criados quando os sistemas de rádio utilizavam apenas o código Morse para comunicação, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz.

Foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma “lista de abreviações… para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral”. O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que certas vezes ou quase sempre, falavam línguas diferentes e para que não precisassem arriscar em outro idioma, usavam ou ainda usam o código Q para se comunicarem, o que explica a sua rápida adoção internacional, é uma forma de comunicação que pode ser usada por todos, e para quem precisa utilizá-la todo o dia, todo o tempo, é uma verdadeira maravilha de utilidade. Outra coisa que vale ressaltar também é que os códigos Q compreendidos entre QAA á QNZ são reservados para o uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

Caso tenha interesse em descobrir mais sobre os códigos Q, acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Código_Internacional_Q e encontre vários exemplos de códigos Q.

Espero que tenham gostado, e um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>